top of page

Inovação e Realidade

É difícil falar de inovação sem se lembrar do Google, para mim, é quase impossível.

Dentre as empresas recentes e modernas, creio que nenhuma outra tenha sido tão inovadora em seu modelo de negócio e modelo de gestão.

Não sei dizer ao certo se a questão de inovação tornou-se “moda” protagonizada pelo Google ou se o Google embarcou nessa e entendeu exatamente a essência de ser uma empresa inovadora para o seu tempo.

Não quero me prender muito ao modelo Google, mas vou citar apenas algumas das características adotadas pela empresa que a tornou o que é hoje.

· Planejamento em curto prazo;

· Qualidade acima de tudo;

· Processos simples e eficazes;

· Equipes executoras;

· Ambientes abertos e colaborativos;

O Google é um maravilhoso exemplo de inovação ao quebrar vários dos paradigmas corporativos tradicionais ao criar uma empresa dedicada a gerar ideias e executá-las.

Muitas empresas, desde então, tentam seguir os caminhos trilhados pelo Google, mas sem sucesso, simplesmente, porque as empresas não são iguais a ela.

Inovação versus Realidade

Em minha jornada como executivo e agora como consultor empresarial, ouço muito a palavra inovação.

Natural do universo das empresas idealizadas por jovens, recheada por uma enxurrada de ideias, algumas muito boas, porém, outras nem tanto. A realidade é que muitas coisas têm ficado pelo caminho e o assunto tem se desgastado. Em muitos casos, a inovação tem mais atrapalhado do que ajudado.

Pergunto-me então, se em nome da inovação não estaríamos perdendo os pilares de sustentação das organizações?

Naturalmente que sempre existirão melhores formas para realizar atividades, principalmente, porque os tempos mudam e novas tecnologias surgem e amplificam as possibilidades. Precisamos mesmo acompanhar a evolução.

Contudo, parece-me óbvio que um profissional moderno precisa estar sempre se reinventando e acompanhando as tendências das novas gerações. Seria descobrir formas cada vez mais simples e ágeis para atingir objetivos.

O que desejo com este artigo é alertar para o perigo crescente que corremos em nome da inovação. Creio que estamos perdendo o foco daquilo que realmente deve ser feito.

No entanto, fico feliz ao ver o universo corporativo repleto de jovens acompanhados das suas novas ideias, pois, acredito que este seja o caminho de uma competição saudável, em alta performance, das organizações modernas, com profissionais modernos para mercados modernos.

Entretanto, vejo também muitos profissionais, jovens ou não, ansiosos depois de saírem de treinamentos ou programas de inovação, cheios de ideias, investem tempo e dinheiro em projetos desfocados da realidade.

Em nome da execução deixam de se preocupar com o mínimo de planejamento, mesmo os de curto prazo. Deixam de verificar a viabilidade da implementação, e chegam a forçar situações para que a realidade se adéque à viabilidade da ideia.

Normalmente, as pessoas esperam que todos acreditem que vai dar certo. Querem que os outros sejam conscientizados de sua importância, mas deixam de cumprir uma das premissas básicas no meio corporativo, o de ouvir ativamente.

O caminho certo para inovação

Quantas ideias brilhantes se perdem por falta de compartilhamento e debate dentro das organizações?

Precisamos refletir se estamos sendo inovadores ou nos deixando levar pela empolgação de sonhos mirabolantes.

Afinal, somente quando temos a perfeita visão da realidade é que entendemos os reais problemas, e assim, propor soluções viáveis e verdadeiramente inovadoras.

Sendo assim, recomendo alguns cuidados para o sucesso das suas ideias:

· Exponha os principais problemas que precisam de novas soluções;

· Sua ideia precisa estar alinhada ao modelo de negócio da empresa;

· Crie uma estrutura voltada à inovação. Permita que as ideias fluam. Inovação precisa de tempo e dedicação.

· Não desestimule ou desencoraje sua equipe com críticas destrutivas e censuras;

· Compartilhe as ideias com outros membros da empresa, preferencialmente, com pessoas de diferentes níveis hierárquicos, cargos, gêneros e idades.

· Seu modelo de gestão precisa alinhar-se aos novos tempos.

Quem sabe, desta forma, o caminho trilhado pelo Google venha a ser realidade para a sua empresa.

Então, aproveite a jornada!

As grandes mudanças ocorrem com movimentos simples, mas coletivos. Pense nisso!

Estou feliz em te ver aqui!

Varnei Campos

O que você achou do texto? Se fizer sentido para você, comente abaixo, gostaria de saber a sua opinião.

Compartilhe com os seus amigos!

Tenho outros artigos em meu Blog. Clique Aqui!

Comentários


© 2025 por Campos Consult. Desenvolvido por Horizonta

bottom of page