Prática ou Gramática?
- Varnei Campos
- 20 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
O que é mais importante, a prática ou a gramática, ele me dizia!
É muito bom recordar a infância, especialmente os momentos com o meu avô.
Naquela época eu já sabia que um dia ele deixaria muita saudade e que tudo que me dizia seria valioso em minha vida. Contudo, jamais imaginei que ele teria tanta relevância em minha vida profissional.
Homem sábio! Essa era apenas uma das grandes questões que ele levantava e que, hoje, me traz boas recordações.
Em sua humilde sabedoria, ao confrontar os termos: prática e gramática, já sabia que um dia eu iria me deparar com esta questão. Lição que aprendi cedo!
Entretanto, reconheço que nem todo mundo pôde contar com conselhos e orientações de alguém mais sábio e experiente na vida.
A nova era da gramática!
Hoje, somos bombardeados diariamente por uma enxurrada de convites para se inscrever em treinamentos, cursos, webinários, além de artigos, livros e textos com conteúdos que, na maioria das vezes, são repetitivos e sem grandes novidades.
Trata-se da multiplicação da verborragia, ou seja, uma necessidade excessiva de falar, e que muitas vezes, se tornam prolixa e repetitiva abordando os mesmos conceitos com as mais diversas roupagens.
Muitos profissionais ficam presos a jargões e frases bonitas, que na maioria das vezes são perdidas em enganosas intenções, pois, nem conseguem justificar do por que da insistência em divulgar este tipo de conteúdo.
No entanto, qualquer que seja o conteúdo, repetido ou não, pode sim acrescentar valor em nossas vidas. Mas, para isso, é preciso colocar o que se aprende em prática. E esse foi o ensinamento que o meu avô me passou.
Nunca deixe de aprender e conhecer novos conceitos e ideias, porém, em momento algum deixe de praticar o que se aprende.
Meu avô sabia que o equilíbrio entre a prática e a gramática era fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.
Estamos na era do conhecimento, existe uma infinidade de novas ideias circulando por aí, e o acesso a elas está em nosso bolso.
Portanto, é compreensível que devido a enorme quantidade de informações a todo o momento, resulte em uma confusão mental gigantesca, levando-nos a acreditar que é relativamente mais fácil pagar por um curso ou comprar um novo livro e achar que isso será o suficiente.
São Muitas informações, porém, quase sempre com pouco conhecimento agregado.
Mas, quero te convidar a interromper sua coleção de certificados e diplomas, pois, já nem cabem mais no seu currículo. Então, vamos praticar tudo que aprendemos até aqui. Retome e siga em frente com os seus projetos interrompidos, tire do papel as suas ideias. Faça tudo isso acontecer. Realize!
Onde você está hoje?
Permita-me agora sugerir um breve e simples exercício para reflexão.
Antes de comprar o seu próximo livro ou se inscrever para outro treinamento, coloque no papel tudo que já aprendeu com os cursos e livros anteriores. Veja o que eles lhe trouxeram de bom até aqui. Agora, faça um círculo em todos os conteúdos aprendidos que você conseguiu colocar em prática.
Talvez você se surpreenda pela quantidade de informação que já obteve. Da mesma forma, ficará surpreso com o quanto deixou de transformar em conhecimento, ou em prática, todo o seu aprendizado.
Faça esse exercício e me conte qual foi o resultado.
Como todo esse conhecimento impactou a sua vida, das pessoas a sua volta ou o mundo?
Lembre-se, cada ação, mesmo que pequena, faz muita diferença.
Espero tê-lo ajudado há pensar um pouco mais sobre isso.
Então, aproveite a jornada!
As grandes mudanças ocorrem com movimentos simples, mas coletivos. Pense nisso!
Estou feliz em te ver por aqui!
Varnei Campos
O que você achou do texto? Se fizer sentido para você, comente abaixo, gostaria de saber a sua opinião.
Compartilhe com os seus amigos!
Tenho outros artigos em meu Blog. Confira! Clique Aqui


Comentários